X

"Our loyalties must transend our race, our tribe, our class, and our nation; and this means we must develop a world perspective." - Martin Luther King Jr.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Natal dos crescidos...

Já o vivi em família, agora vivo-o a metade...
Já o vivi feliz, agora vivo-o com alguma indiferença...
Nada que não me tivessem anunciado desde pequeno, quando eu perguntava: "Porque é que não abres a tua prenda? Abre! Abre!" e me respondiam "Ah! Eu já sei o que é... Agora recebemos sempre a mesma coisa..." e lá ficava eu a olhar à espera que abrissem, senão abria eu...
Pergunto-me então, será que só os brinquedos trazem felicidade? Ou será que a grande diferença no natal está no grau de consciência e de preocupação de cada um?
Desconheço a realidade dos outros países, mas pelos filmes que vejo, que retratam muito da realidade de cada país (pois os nossos filmes portugueses retratam a nossa e nenhum se dedica ao Natal (que eu conheça)), vemos famílias felizes, mas felizes a sério!!!
Gostava de um dia voltar a ter um Natal desses, sem preocupações...
Mas este é o mundo em que estou a entrar, e é nele que tenho de me enquadrar...
Que venha mais um Natal dos Crescidos...
Feliz Natal a todos!

4 comentários:

  1. Tudo isto mudou porque dantes quais eram as nossas preocupações? Ver as prendas abertas e passar aquela noite e mais dias e dias a brincar com o que nos deram. Agora que crescemos e começamos a ter responsabilidades as nossas preocupações são a quantidade de dinheiro que gastamos em presentes mas também... ver caras felizes quando os abrem. Isto requer alguma imaginação. Pessoalmente, penso que o grau de felicidade que tenho neste momento com o Natal é o mesmo que o de criança mas por motivos, naturalmente, diferentes. Eu fui-me habituando às mudanças e consegui sempre tirar coisas boas daquele dia.
    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  2. Concordo quase na totalidade com o que dizes, mas permite-me discordar:
    Porque é que tem de ser um "OU" e não um "E"?

    Da mesma linha de visão, também acho que em crianças não temos tanta consciência; e, somos mais materialistas (os olhos são tudo e os brinquedos são para encher as medidas), damos valor aos presentes e desvalorizamos o amor da família que está certamente avivado naquele dia; estamos rodeados de todos no entanto o principal entusiasmo do Natal e o que sustenta o sentimento, são os presentes (e quanto maior, melhor :) ), o prazer de rasgar o embrulho, que tem um sabor óptimo... Quando crescemos sabemos que o Pai Natal não desce pela chaminé... nem traz prendas do "além", portanto quebra um pouco a magia.

    Agora também acho que qualquer pessoa (crescida ou não) gosta de receber um presente no Natal. Arrisco dizer que tem curiosidade ainda que saiba o que lá está; porque um presente por mais singelo ou igual ao de todos os anos, é sinal de carinho/lembrança por parte de alguém querido. É sinal de que ainda existimos e que a família não nos esqueceu. E isso, na minha opinião é sempre positivo!

    A grande diferença é que os mais crescidos acarretam um ror de responsabilidades e preocupações; para os crescidos é mais importante "estar em família" ter uma casa cheia de gente feliz, porque nunca sabem quem estará no Natal seguinte, e não ligam tanto ao mistério do Natal.

    Os brinquedos, esses trazem felicidade e para toda a faixa etária! Quem o recebe (grande ou pequeno) e a felicidade de quem deu, pela satisfação promovida.

    Feliz Natal André

    ResponderEliminar
  3. Como está em anónimo não sei quem escreveu este último comentário, mas desde já o meu mais sincero obrigado! :)

    ResponderEliminar
  4. Eu sou fã do Natal desde criança e continuo a sê-lo nos dias de hoje, só que com algumas diferenças...
    Quando era pequena, tal como todas as crianças, os meus olhos brilhavam só de ver a árvore de Natal cheia de luzes e cheia de presentes à volta! Como era a mais nova da familia, tudo girava em minha volta sem eu perceber porquê, mas adorava tal facto, era uma emoção abrir os presentes e ver o que eram!
    Hoje em dia, continuo a adorar o Natal... Crescida como já sou, este deixou de girar em minha volta, e nao havendo (ainda) mais crianças na familia, na realidade já se celebra esta data de forma igual para todos. Mas no fundo tento que haja uma alegria nesta bonita noite... Chamem-me materialista ou consumista, mas se há coisa que adoro nesta época é andar pelas ruas da cidade a fazer compras ao som das musicas de natal... Ainda adoro mais quando estou a fazer essas compras para as pessoas mais proximas em que nao me importo de gastar um pouco mais de dinheiro nelas para que no final possa ver o sorriso da pessoa ao abrir o presente e ouvir "Não estava nada à espera, gosto imenso!" ou "Era mesmo isto que eu queria!" e tudo isto dito de forma sincera! Para mim no Natal, basta ter a minha familia reunida e que todos estejam feliz, e na possibilidade de acrescentar mais um sorriso dando um miminho especial, ainda é melhor!
    Em relação à tal preocupação de que falas André, essa é normal existir à medida que vamos crescendo, atingindo maturidade e responsabilidade... A isso se chama crescer e viver! Viver no mundo em que estamos... Não é fácil para ninguém, mas sem as minimas dificuldades tambem nao seria tão aliciante andar nesta vida e atingir as nossas metas.
    Falando de novo no Natal, cabe a cada um de nós, às nossas familias e pessoas mais próximas fazer com que este seja feliz na medida do possivel, pois sabemos que apenas um gesto e um sorriso diz muito!

    Feliz Natal!!! :D

    ResponderEliminar