Eu gosto muito de futebol, jogar e assistir e ,tal como eu erro, compreendo que os árbitros errem, somos humanos e "ninguém" erra intencionalmente.
Na passada segunda-feira o Sporting recebeu e bateu o Benfica por 1-0, tornando assim o título como uma miragem para o clube da Luz. Gostei de ver o meu Sporting jogar, após uns minutos iniciais meio atabalhoados, acabou por levar a melhor e ser a única equipa a querer levar os 3 pontos.
Este resultado deveu-se a 3 factores, garra e atitude do meu clube, fraca capacidade técnica de Jorge Jesus e um árbitro fraco a errar desde o primeiro minuto.
O primeiro factor não necessita de explicação, por isso vou passar aos outros dois.
Fraca capacidade técnica de JJ porque?
1º- JJ é um treinador birrinhas, o ano passado com Roberto na baliza por demasiado tempo, este ano com a insistência em manter Emerson no lado esquerdo da defesa encarnada, de longe o jogador mais fraco que tem vindo a completar os 11's do Benfica, tendo como opção no banco um jogador com a enorme experiência de Capdevilla que mesmo sem ritmo de jogo tem-se mostrado o verdadeiro merecedor do lado esquerdo quando chamado a intervir, tendo sido titular nas últimas duas partidas contra Braga e Chelsea.
2º-JJ é um treinador medricas, até poucos dias antes do derby tinha todos os centrais condicionados, tendo até apostado em Emerson no centro da defesa contra o Chelsea, que fez um jogo sem nada a apontar, bem melhor do que tem praticado a lateral, preferiu apostar em Garay, que vinha de lesão, sem ritmo de jogo, para fazer dupla com Luisão e voltar a colocar Emerson na esquerda. sabendo que o avançado do Sporting é algo inexperiente e não é nenhum fora de série, como se viu pelos inúmeros golos falhados pelo mesmo, julgo que não era nenhum crime jogar com Maxi, Luisão, Emerson e Capdevilla.
3º- JJ nas substituições, mostrou ao intervalo que queria entrar disposto a arriscar para ganhar, fez entrar Djálo, a meu ver muito fraco, uma nulidade (tentei estar atento ao avançado e perdeu 2 ou 3 bolas a tentar furar a defesa, acertou 2 em 6 passes e teve oportunidade para marcar, mas não conseguiu acertar com a baliza), mas um jogador rápido que podia causar estragos na defesa, tirou Rodrigo que não estava nos seus dias (um pouco culpa de JJ que algumas vezes o encostou quando ele mostrava que cada vez mais merecia um lugar de destaque no 11), e puxou Bruno César para 2º avançado e colocou Djálo a extremo.
Bruno César deixou de se ver na 2ª parte, mas JJ não o entendeu para sair e preferiu atulhar o ataque, e tirou Javi para entrar N. Oliveira aos 62min., Javi estava a fazer um mau jogo, podia ter sido expulso mas o meio campo do Benfica acabou aí por perder a sua consistência.
Estas minhas opiniões podem causar discórdia, mas são apenas as minhas opiniões.
O 3º factor, a arbitragem. Artur Soares Dias falhou, e começou logo no primeiro minuto ao não assinalar um penalty por uma entrada de Polga sobre Gaitán dentro da área, a meu ver claríssima. Falhou também ao parar o jogo numa entrada de Schaars sobre Witsel no meio do meio campo benfiquista quando o Benfica seguia com a bola controlada sem ter mostrado amarelo ao holandês. Julgo também que J. Pereira não poderia ter acabado o jogo sem ver o cartão vermelho pelas inúmeras entradas maldosas que fez. O Benfica começou a ser prejudicado por ver alguns jogadores da sua equipa amarelados e o mesmo não acontecer ao Sporting, porém Javi tinha de ver o 2º amarelo, Bruno César também teve uma entrada dura, Ínsua também merecia cartão pela entrada inicial.
Quanto ao penalty do Sporting, julgo ser justo, os jogadores vão em velocidade e quando o avançado holandês roda sobre Luisão, o defesa mete a mão no pescoço do avançado, do lado onde está o árbitro e este cai na área, o árbitro tem de assinalar penalty. Quanto ao penalty que os benfiquistas reclamam de Izmailov sobre Luisão, julgo que não têm razão, os jogadores estão como sempre a tentar ganhar posição no canto e Luisão acaba a empurrar Izmailov, lance idêntico ao de Garay quando ainda na primeira parte da um toque nas costas de Wolfswinkel e este cai na área.
Foi com orgulho que vi o meu Sporting a lutar pelos 3 pontos, mas com tristeza que vi a sua boa exibição manchada por uma péssima arbitragem, há quem não queira elementos electrónicos no futebol para não estragar o espectáculo, mas estas arbitragens não estragam o espectáculo?
Ainda hoje saiu a notícia que o árbitro assistente nomeado para o Sporting-Marítimo para a Taça de Portugal, José Cardinal, teria recebido um depósito na sua conta de 2000€ em notas depositados num banco na Madeira, são actos deste que deterioram o desporto rei em Portugal e as suas equipas.
Por fim uma última curiosidade, que acabei de ler no site da LFPF, na lei do jogo nº12- agarrar um adversário: "Se um defensor começa a agarrar um atacante fora da área de grande penalidade e prossegue a sua acção para o interior da área, o árbitro deve conceder um pontapé de grande penalidade."
Nunca pensei que assim fosse, será que se o empurrar de dentro até fora da área, assinala pontapé livre fora da área? Se assim for não há penalty contra o Sporting...
Sporting e Benfica, unam-se para bem do futebol português, temos de ser mais ambiciosos!
Boa analise Andre... tentast ser isento e isso tem valor... so nao concordo na parte do joão pereira ter d levar vermelho... tinha de levar 2 pa ser justo. Concordo com a tua analise do JJ.. A meu ver ele poderia ter optado por colocar o javi ao lado do luisao e por o cap na esquerda.. jogando com o matic na posição 6. Neste jogo saimos todos a perder ate mesmo o sporting que poderia ter vencido e convencido mas que por causa do erros da arbitragem dá a ideia de "ajudado". a unica pessoa que possivelmente pode ter ganho de forma direta (nao vou falar de terceiros) foi o arbitro da partida que talvez lhe tenha caido qq coisa na conta bancaria... mas para quem viu o jogo o Sporting jogou melhor e a arbitragem foi muito negativa... qt ao meu Benfica achei "pouco". abraço João Jana.
ResponderEliminarSerá que o Benfica é tão importante para teres todo este trabalho?
ResponderEliminarNão te preocupes com o JJ, pensa no teu Sporting e no possível 4º lugar.
Não vale a pena falar da "casa" dos outros, nem atirar pedras, quando a nossa tem telhados de vidro.
Um abraço,
Filipe Antunes
Gostei da tua análise, tentaste ser um tanto ao quanto imparcial, com uma opinião formada e fundamentada...sendo que este jogo foi propício a abonar o Sporting e daí não haver grande crítica a fazer à equipa da casa.
ResponderEliminarJá a ironia no penúltimo parágrafo.. deixa a desejar, fiquei sem perceber se foi a veia verde a vir ao de cima... se pura ironia!
Clubismos à parte, estás a ir bem!
LF