X

"Our loyalties must transend our race, our tribe, our class, and our nation; and this means we must develop a world perspective." - Martin Luther King Jr.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Reunião de Câmara de 20 de Abril de 2011

Estando em Mação, decidi ir à reunião de câmara, pública, com o meu amigo Gonçalo Fernandes, para vermos como era, pois ia ser debatido o, importantíssimo, Relatório de Actividades e Documentos de Prestação de Contas da Câmara Municipal de Mação referentes ao ano de 2010.

Após a intervenção do público presente e interessado, um senhor de Queixoperra, falou-se sobre as novas empresas na Zona Industrial de Mação, e fui surpreendido pela oposição ao executivo, que nem sabia que só uma empresa aí sediada recentemente não era nova, alegando exactamente o oposto, que só uma era nova!

Outro assunto que me surpreendeu, desta vez pela falta de crítica da oposição, foi sobre as águas do centro, pois tanta crítica vejo no blog da oposição acerca das águas, e quando confrontados com a realidade e com os intervenientes, nem uma palavra de contestação se ouve, no mínimo estranho!

Tema seguinte, Floresta, e todo o excelente trabalho que a câmara tem feito em torno da protecção florestal, que acaba a fazer mais do que lhe é devido, algo nunca apontado pela oposição.

Passando ao tema de destaque, houve críticas por parte da oposição, quanto ao relatório, pois esta não apresenta as variações homólogas dos anos anteriores, e porque acham que as rubricas das transferências deveriam estar desagregadas para se perceber todas as miudezas ocorridas, apesar de toda a legalidade que o relatório tem, concordo que deve ser apresentada a variação em termos homólogos, mas quanto à desagregação das rubricas, discordo claramente, pois ao nível autárquico, até as contas mais insignificantes têm de ser contabilizadas e seriam alvo de desagregação, e em vez de 1 dossier com 40 folhas passaríamos a ter 3 com 100 folhas cada um, considero isso uma crítica inconsciente.

As críticas continuaram, dizendo o Dr. Nuno Neto que o PPI (isto é, a fatia do orçamento que vai para investimento) tinha sido o mais baixo desde 2002, sendo inferior a 2 Milhões de Euros, e que as despesas correntes tinham aumentado de 5,2 Milhões para 7,5 Milhões de Euros, afirmando que era negativo para as contas este aumento, em prol da descida no investimento. Mas o que foi esquecido pela oposição, foi que esta Câmara tem uma capacidade excepcional de se conseguir auto-empreender, pois tem maquinaria e mão-de-obra capaz de fazer obras que se consideram investimento, como escolas, estradas, etc. mas que são agregadas na despesa corrente, como se podem então queixar desta diferença na balança, como sendo negativa, se realmente as contas no relatório de contas não estão desagregadas? No mínimo estranho, mas só encontro uma resposta, uma vontade perpétua e contínua de bota-abaixo por parte da oposição.

Um exemplo disso é o novo quartel dos bombeiros que agora está a ser construído, vai ter um grande peso na despesa corrente. Não se deve considerar boa despesa corrente? Eu penso que sim!

Terça-feira, 5 de Abril de 2011, a oposição no seu blog, frisou as críticas que já tinham sido feitas a um empréstimo de 2,5 Milhões de Euros contraído pela Câmara, mas o que a oposição não refere é a capacidade de endividamento que esta Câmara ainda tem, e que muitas já não têm, tal como não referiu que, neste ano de 2011, 2 empréstimos iriam terminar. Criticam o executivo por não apoiar no alcatroamento de estradas etc., mas quando esse apoio existe criticam por fazer, há coisas que não se percebem. Mais um exemplo de uma dessas coisas é, o facto de quando se critica o trabalho do executivo, por falta de promoção do concelho, etc., se usa exemplos alheios, mas quando se trata de problemas de envelhecimento da população, ou de oferta de produtos do concelho, que visam a sua promoção, parece que vivemos num oásis de imperfeição, quando tudo o que nos rodeia é um paraíso (O FMI só cá está pelo chumbo do PEC IV, os últimos 6 anos de governação, parece que para nada contam, mas todos sabemos o quão maus foram, e até onde nos levaram!)!

Nunca frisado pela oposição, é o excelente trabalho conseguido pelo executivo, num protocolo assinado com o Ministério da Agricultura, que conseguiu tornar Mação o único concelho do país onde ninguém precisa de se deslocar para as delegações regionais para tratar das guias e licenças, pois em Mação tudo isso é feito!

Curioso também foi a divulgação por parte do executivo à oposição de que esteve na escola recentemente alguns inspectores, e que congratularam o executivo, pois por todas as escolas por onde já tinham passado nunca tinham visto uma Câmara a apoiar tanto uma escola, até mesmo quando a sua direcção tinha cores contrárias. Exemplo desse apoio foram os 13500Km. feitos pela Câmara, com alunos da escola a custo zero! Hoje que escrevo isto, dia 25 de Abril de 2011, sei que desde o dia reunião foram escritos 8 novos post’s no blog da oposição, em 5 dias, e nem um frisa este excelente trabalho!

Demagogia foi a palavra mais vezes dita nesta reunião, e que a oposição e o executivo têm entendimentos diferentes, toda a gente sabe, mas uma coisa é verdade e sabida, nunca o executivo usou esse entendimento para se aproveitar politicamente de cada decisão, e isso é de louvar, mas há quem não seja assim!

No fim desta reunião ficou-se a saber o seguinte, que para a oposição, a capacidade endividamento pouco importa, pois apenas serve para uma redução de investimento no futuro. Leva-nos então a crer que agora não se deve investir, devemos parar no tempo!

Foi-lhes perguntado como se reduziria as despesas correntes, e a resposta foi esta: redução nos apoios, e que em muitas câmaras, com menos funcionários os resultados são bastante idênticos! Claro que se há mais empobrecimento as pessoas pedem mais apoios, logo as medidas são contraditórias… Mas mais importante que isso, é esta parte, com menos funcionários, isto para mim só tem um entendimento possível, se a oposição se tornar executivo, vai haver despedimentos!

Aqui fica a verdade de 4h e 30 minutos de reunião, pois de mentira estamos nós todos fartos!

2 comentários:

  1. O que pareces não perceber é que o papel da oposição não é dar festinhas na cabeça à Câmara quando faz alguma coisa bem feita. É para fazer bem as coisas que são pagos. A oposição serve para apontar o que está errado, o que ao que parece é muito.. Ups!

    ResponderEliminar
  2. Despedimentos era o que deviam ter feito desde há varios anos. Anda a câmara a pagar e a sustentar muita gente que pouco ou nada trabalha. Se há pessoal a mais, eles têm que sair. Mas como tu e os outros parecem ter visão curta, o concelho continua como está.

    ResponderEliminar