X

"Our loyalties must transend our race, our tribe, our class, and our nation; and this means we must develop a world perspective." - Martin Luther King Jr.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sobre as eleições na Madeira

Da noite passada podemos concluir que os madeirenses sabem o que os espera, sabem que a governação de Alberto João Jardim será limitada, e que o tempo das vacas gordas na Madeira acabou. O número de votos que AJJ perdeu, não são fruto de uma má governação, os 20mil votos que ele perdeu, advêm da sua irresponsabilidade governativa e do medo que os madeirenses têm do que daí virá. Procuraram então dar força a uma cor diferente da do actual governo nacional para os defender da austeridade.

Ontem houve três verdadeiras vitórias, a de Pedro Passos Coelho, que conseguiu castigar AJJ eleitoralmente e ainda assim obter a maioria absoluta na Madeira, que lhe permitirá um maior controlo orçamental das contas da ilha.
A do CDS-PP que conseguiu um resultado histórico, com o aumento de 2 para 9 mandatos eleitos, que reflecte a excelente oposição que tem vindo a ser feita, acima de tudo de forma responsável.
A terceira vitória, a do PTP de José Manuel Coelho, que elegeu 3 deputados, nas suas primeiras eleições regionais. Este resultado demonstra o quão afastadas e cansadas estão as pessoas da política, atirando-se para radicalismos.

Nestas eleições houve também três derrotados. A do PCP-PEV que perdeu um mandato, e continua assim acumular derrotas e o descrédito dos portugueses, o mesmo se sucedeu com o BE, este de forma mais significativa, que acabou sem voz na Assembleia Madeirense, atrás do PND, PAN e MPT, até quando resistirá este Bloco?
A terceira derrota e quanto a mim a maior destas eleições, é a do PS, que deixou de ser a segunda força política da Madeira, perdendo 5mil votantes e consequentemente um mandato. Este resultado vem demonstrar o trabalho que o PS tem vindo a fazer, tanto no Governo como na oposição. Com um líder partidário sem partido, um partido ainda agarrado a José Sócrates e que está a pagar por isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário