X

"Our loyalties must transend our race, our tribe, our class, and our nation; and this means we must develop a world perspective." - Martin Luther King Jr.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Do legado de Sócrates

Défice público do primeiro trimestre 7,7% do PIB, um bocadito acima dos "7,3%" no final do ano de 2010 por José Sócrates...

Sem desculpa... Nem com cargas fiscais recordes nós melhoramos...

Portugal

Foi ontem apresentado o programa no parlamento do novo Governo, hoje os juros da dívida pública portuguesa são os que mais descem, bem como, o risco de incumprimento!

Qual será o peso do Novo Governo nisto? Todo!

Greek

Futuro da Grécia vai hoje a votos debaixo de fogo político e social

Precisam de 151 votos a favor, para aprovarem o novo plano de austeridade, isto é 300 deputados no total! A confirmar-se os seus falhanços podiam cortar já para um terço...

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A minha medida

Quanto a mim, há uma medida que relançaria toda a economia portuguesa!

Uma alteração nos quadros e no desempenho da AdC, Anacom, e todas as empresas reguladoras dos mercados!

Porque assim é insuportável!

Notícia de Última Hora


Moody's retira 'rating' à família Fonseca




por este andar...





Um exemplo a seguir

Nos tempos que correm, em que é preciso empreender, ter ideias inovadoras e trabalhar cada vez mais e melhor, devemos seguir o exemplo de senhores como este, Salvador Caetano, que hoje morreu, e lutar pelo nosso futuro!

Engraçado

Lá para os lados do 2013, qualquer medida tomada pelo executivo camarário é vista com maus olhos ou simplesmente não é divulgada. Impressionante que já por várias vezes frisei medidas das quais a câmara e a população maçaense se devem orgulhar, e que esta oposição faz por esconder, ou por mentir e moldar a realidade aos seus interesses.

Vejo que eles querem lutar por Mação, e melhorar o nosso concelho, e claro que isso me apraz. Mas tantas vezes alheios à realidade nacional, foi preciso mudar de Governo para começarem a ler jornais que não o VMT?

Consideram a atitude do PM, ao viajar em executiva, uma atitude populista, pois pode até nem pagar os bilhetes, nem ele nem o seu executivo, mas acaba a dar o exemplo, a um povo que continua a querer viver acima das suas possibilidades, e isso não é minimamente criticável!

Criticável, é a morada ser Lisboa, após tantas críticas feitas a alguns membros da assembleia do PSD, isso sim é deplorável!

"É um pouco à conta desta visão miserabilista que, por exemplo, um Chefe de Divisão numa Câmara como a de Mação ganha tanto ou mais que um Vereador a tempo inteiro. Um subordinado a ganhar mais que o seu superior hierárquico!" - Nunca esquecer que apesar da importância das decisões tomadas pelos superiores, que neste caso, e nestas "casas", são inúmeros os casos em que os superiores têm menos habilitações que os subordinados!
É por esta visão redutora que merecem pouco do meu tempo!

O meu voto

Foi bem empregue, e já se notam diferenças:
-Redução do número de ministros;
-Extinção dos Governos Civis;
-O exemplo que é dado nas deslocações aéreas em executiva;
-Na oportunidade dada aos socialistas de irem acompanhando a aplicação das medidas;
-E agora ao obrigarem as pessoas a uma procura activa de emprego!

domingo, 26 de junho de 2011

Realmente deviamos ser alheios à realidade

Aqui no interior, onde as Scuts vão deixar de ser Scuts, injustamente! Queriam acabar também com bastantes quilómetros de linhas ferroviárias! Tudo para reduzir a despesa pública! Tudo à custa do interior! É revoltante!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

E foi assim na Tourline...



























Estás despedido!


Cartoon palmilhado aqui...

Sobre Rui Tavares e o Voto

"Alegre abriu o discurso. Nobre continuou. Os eleitos acham-se donos dos votos. E quanto mais independentes mais donos se acham. Não é verdade. Os votos não têm dono. Os votos apoiam num determinado momento uma determinada proposta. Rui Tavares não tinha o direito de fazer o que fez. Sem discutir intenções, que não conheço, Rui Tavares está a trair a confiança de todos os que votaram na proposta apresentada pelo bloco de esquerda nas últimas europeias. Se eu fosse eleitor do BE ficava pior que estragado. Rui Tavares tinha que se demitir. Ponto."

Não podia concordar mais com este ponto de vista!

E passa a 28


A Croácia está a chegar!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

terça-feira, 21 de junho de 2011

Já nas bancas


Um livro que oferece uma visão clara das circunstâncias que levaram ao colapso financeiro do Estado português e das medidas que podiam tê-lo evitado.

Com a participação do editor de Economia da RTP, Paulo Ferreira.

"O fim da ilusão"- claro que com este título tinha de ser de um dos homens que mais gosto de ouvir: Medina Carreira.

A Mudança com o Novo Governo

A mudança já se faz sentir, este novo Governo propõe pela primeira vez um independente a Presidente da AR, e é rejeitado por duas vezes, um recorde. Propõe agora Assunção Esteves, e prevê-se, pelo apoio do CDS, que pela primeira vez na história da nossa democracia, teremos uma mulher a presidir a AR.

Outro facto que mostra a mudança, um exemplo de rigor e contenção, é que o novo Governo hoje empossado já não irá nomear os novos Governadores Civis!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A marcar passo

Fernando Nobre, na minha modesta opinião, vai ser um deputado a marcar passo... Um erro.

Nulidades

Fernando Nobre, foi hoje rejeitado na primeira votação para a eleição do futuro presidente da AR.
Numa votação em que houve votos nulos, pergunto-me, os deputados podem votar a favor, contra ou absterem-se, qual é o interesse em votar nulo? Alguma piada? Quem vota assim na AR é que é uma nulidade...

Vicissitudes da vida



Os tempos mudam, os blogs adaptam-se...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Novo Governo

Já é notícia os nomes do novo Governo, são eles:

-Segurança Social - Pedro Mota Soares- Na última legislatura foi presidente do grupo parlamentar do CDS-PP, licenciado em Direito, é advogado e professor auxiliar;

-Agricultura, Ambiente e Território - Assunção Cristas- Na última legislatura foi deputada pelo CDS-PP, e fez parte das comissões parlamentares de Orçamento e Finanças, Assuntos Constitucionais e Agricultura. Doutorada em Direito Privado e professora na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

-Defesa - Aguiar-Branco- Em 2005, foi ministro da Justiça no curto executivo de Santana Lopes, e foi o líder da bancada parlamentar durante a liderança partidária de Manuela Ferreira Leite, actualmente exercia advocacia no Porto.

-Assuntos Parlamentares, Autarquias e Desporto - Miguel Relvas- Em 1985, aos 23 anos, foi eleito deputado, tornando-se um dos mais jovens de sempre a ocupar o lugar, onde esteve durante 24 anos. Aos 49 anos, já foi secretário de Estado da Administração Local durante o Governo de Durão Barroso. Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona, viveu em Angola até 1974. Tem uma ligação muito forte ao distrito de Santarém, por onde é eleito.

- Saúde - Paulo Macedo- Antigo director geral dos Impostos e actual vice-presidente do BCP. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa, Paulo Macedo foi director geral dos Impostos entre 2004 e 2007 por nomeação de Manuela Ferreira Leite.

-Administração Interna - Miguel Macedo- Ex-secretário de Estado da Juventude de Cavaco Silva, troca agora a liderança da bancada parlamentar do PSD, em substituição de Rui Pereira, para mim um dos piores ministros do último governo.

-Educação e Ensino Superior - Nuno Crato- Foi presidente do Taguspark e da Sociedade Portuguesa da Matemática. Professor de Matemática e Estatística do ISEG, onde se licenciou em Economia, Crato doutorou-se em Matemática Aplicada nos Estados Unidos tendo trabalhado por lá, alguns anos, como investigador e professor universitário.

-Justiça - Paula Teixeira da Cruz- licenciada em Direito pela Universidade Livre de Lisboa e iniciou funções como docente na área do Direito Administrativo. Advogada desde 1992, passou pelo Conselho Superior da Magistratura, pelo Conselho Geral da Ordem dos Advogados e, também, pelo Conselho Superior do Ministério Público.

-Economia - Álvaro Santos Pereira- Professor da Simon Fraser University, onde lecciona as disciplinas de Desenvolvimento Económico e Política Económica, licenciado em economia pela Universidade de Coimbra, doutorou-se em economia na Simon Fraser University.

- Finanças - Vítor Gaspar- Conselheiro do Banco de Portugal desde Fevereiro de 2010. Entre Setembro de 1998 e Dezembro de 2004 foi director-geral do departamento de research do Banco Central Europeu - um cargo que também já tinha desempenhado no Banco de Portugal e no Ministério das Finanças.

- Negócios Estrangeiros - Paulo Portas-bem conhecido de todos o actual Líder do CDS-PP.

- Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros - Marques Guedes-Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD. Deputado à Assembleia da República na VII, VIII, IX e X Legislatura. Presidente do Instituto da Juventude. Presidente do Grupo Parlamentar do PSD. Membro dos XI e XII Governos Constitucionais. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, com os Pelouros dos Departamentos Jurídico, de Polícia Municipal e de Protecção Civil.

-Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro – Carlos Moedas.

Esperamos que eles reergam Portugal!













quinta-feira, 16 de junho de 2011

RTP

Um dia normal de RTP é assim:

E para mim este canal só tem uma única razão para ser público: a nossa pirâmide etária invertida!

Quando ouço dizerem: "“Se vamos cortar na televisão estamos no mesmo plano de cortar na Educação, em cortar turmas e deixar de dar ensino aos meninos. Não estamos a falar de um serviço supérfluo”, disse o ex-secretário de Estado do Orçamento à TSF."
Esperem lá, quantos destes programas são educativos ou têm mais interesse do que os de outro qualquer canal? Nenhum!
Andamos todos a pagar contribuições audiovisuais, com IVA sobre as mesmas, e nem um pouquinho de qualidade! Lançam para o ar programas com o "Último a Sair", que de educativo não tem nada, e qual é o objectivo? Audiências? Um canal público a lutar por audiências quando já é financiado pela própria audiência, não está bem...

Quanto a mim, ou se muda a política da RTP, ou se privatiza a RTP! Eu cá prefiro a segunda!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Realismo ou Radicalismo?

Ferraz da Costa, presidente do fórum para a competitividade, tinha em Outubro de 2010, altura da discussão do OE2011, proposto um aumento do IVA e uma diminuição das contribuições das empresas para a Segurança Social, dizendo que trariam um abrandamento no aumento do desemprego e um aumento da competitividade no mercado externo das empresas exportadoras.

Ele que já em 2008 tinha proposto um corte nos salários nominais para que a economia nacional ganhasse competitividade.

Hoje vem dizer que uma redução de 4p.p. na TSU é pouco, e que não vai ter impacto significativo, propondo uma descida de 20p.p na mesma, compensando essa medida com o aumento do IVA, pois segundo ele, os portugueses têm uma propensão ao consumo que equivale a 68% do PIB, e como a maioria do consumo é importado teríamos aqui uma boa oportunidade para equilibrar a balança. Ferraz da Costa apresenta consequências destas medidas também ao nível do desemprego, mas que só terá efeitos positivos se houver uma revisão do código do trabalho.

Na minha humilde opinião, a teoria é muito bonita, mas alguém está disposto a arriscar cortes salariais e aumentos nos preços do produtos consumidos, sem garantias de que as empresas vão realmente apostar no aumento das exportações e aumento do número de trabalhadores e não apenas num aumento dos lucros?
Penso que devemos agir, mas não assim, pois eu não vejo ninguém preparado para tanto radicalismo...

sábado, 11 de junho de 2011

Portugal

Ana Hormigo conquista o ouro na taça do mundo de judo em -48kg.!

Preparar o futuro

A formação de cada um começa na primária, e aí se vê o quão bem andamos a começar...

""...é possível obter 50 pontos respondendo de forma errada a todas as questões" – a resposta está errada mas é pontuada a proximidade à resposta certa."

O objectivo é os resultados? Parece-me uma forma errada de ver as coisas... Para não falar que só exigem a contagem de números até ao 25 a miúdos de 7 anos!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Cultura

A 30 de Maio, Sócrates acusa PSD de querer acabar com Ministério da Cultura. Actos de campanha eleitoral...
Hoje, a antiga ministra de José Sócrates, Isabel Pires de Lima, disse que "A cultura foi "desvalorizada" por José Sócrates". As verdades que aparecem depois...

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pela boca morre o peixe!

A sorte é não haver eleições num futuro próximo para a eurodeputada Ana Gomes se candidatar, senão já estava tramada...

quarta-feira, 8 de junho de 2011

R9!

Agora que te retiras, e como teu fã, te digo:
Foste grande! És grande!
Simplesmente: O Fenómeno!

Teixeira dos Santos ressuscitou ao 3º dia após eleições

Com ideias, agora, próprias, veja-se:

A 14 de Fevereiro de 2011, "O primeiro-ministro (José Sócrates) afirmou que o crescimento económico atingiu 1,4% do PIB em 2010, sublinhando que esse valor é o dobro do previsto pelo Governo."
Na verdade não foi bem afirmar, foi mais, vangloriar...


Hoje, "Importa ter presente que elevadas taxas de crescimento não são necessariamente sinónimo de desenvolvimento e muito menos de um desenvolvimento que seja sustentável", declarou Teixeira dos Santos.

Então para que era tanto orgulho? A política são números? E o Estado Social de que tento falavam?

Medidas que metem respeito (II)

Até ao final de Julho: "Rever o nível do serviço público prestado por todas as empresas públicas."

Estranha esta medida...
Rever o nível... Há um nível para medir estes serviços? Ou havia, por exemplo, serviços ao nível da saúde que com o passar dos tempos passaram para o nível da educação?

Não ficaria melhor: Avaliação das empresas públicas, com o objectivo de extinguir as empresas públicas com prejuízo e de baixa utilidade para a população e associar as mais pequenas, mas essenciais à população, a maiores, tornando o seu serviço mais eficiente? Por exemplo..

terça-feira, 7 de junho de 2011

Medidas que metem respeito

"Definição de despedimentos. O Governo irá preparar até ao T4-2011 uma
proposta de reforma com o objectivo de introduzir ajustamentos aos casos
de despedimentos individuais com justa causa previstos no Código do
Trabalho, tendo em vista combater a segmentação do mercado de trabalho
e aumentar a utilização dos contratos sem termo."

O PS assinou isto?

Impressionante!

O Governo muda, e como todos sabemos o actual Governo vai ter de cumprir o plano da Troika.
Hoje o Ministério das Finanças lembra-se de lançar as 213 medidas do acordo até ao final de 2011, 213!!!!

"Nota: Onde se lia 84 medidas lê-se agora 213. As 84 medidas referem-se apenas às medidas a tomar até final de 2011, a que acrescem as restantes, algumas das quais têm de ser implementadas mais cedo."

213-84=129!!! Isto é brincar com o país? Só pode ser!

Acusações perigosas

Ana Gomes, está alguma coisa provada? Vai-me então dizer que José Sócrates se poderia recandidatar nas suas actuais condições?

Cuidado com as acusações que faz ou ainda acaba você no banco dos réus!

Injusto!

Prejuízo das empresas públicas de transportes sobe mais de €200 milhões.

Onde está empresas públicas de transportes, acrescente-se, das grandes metrópoles. Não é para todos, excepto na altura de pagar!
A minha A23 enquanto Scut nunca teve notícias destas, desde o anúncio das portagens já teve umas quantas...

domingo, 5 de junho de 2011

O após...

Concluídas que estão estas legislativas, devo dizer que recebi algumas mensagens e chamadas de parabéns, e senti-me um bocado constrangido com isso, pois acho que esta não é altura para nos sentirmos reis de um poleiro. Mas uma coisa é verdade, estou satisfeito e sinto-me mais tranquilo e confiante!
Analisando os resultados, digo que muita coisa me impressionou nestas legislativas:
-A abstenção numa altura em que o país tanto precisa de todos nós, e 40% de nós insistem em fugir às suas responsabilidades;
-A grande descida do BE, sendo o partido irresponsável que é, e tendo Portugal os jovens cada vez mais afastados da política, não penso que seja difícil para eles arranjarem apoiantes, daí que estranhe ver esta redução;
-A manutenção do PCP no número de deputados, muito talvez pela sua história, mas devemos admitir que é um partido com ideias acabadas e esgotadas que cada vez menos se enquadra como alternativa;
-Pensei também que o CDS conseguisse um melhor resultado nestas legislativas, pelas opiniões que tinha vindo a ouvir, e pela excelente pré-campanha de Paulo Portas;
-O resultado do PS foi previsível, por toda a sua governação, e pela última semana de campanha;
-É com espanto que vejo a soma dos restantes partidos a subir 3,17%, não arranjando razões que expliquem isso;
-E devo dizer que o resultado do PSD foi o esperado, apesar das sondagens nos últimos dias me terem dado confiança para pensar que o resultado ia ser mais arrebatador!

Agora que Sócrates se demitiu, julgo que todos podemos estar mais descansados, pois se havia entraves a uma diálogo a sério com o PS, eles acabaram de se demitir, e esperamos agora que António Costa se candidate a Secretário Geral do PS, de modo a termos uma oposição mais forte que nos ajude a levantar Portugal!
Tenho esperança na Governação PSD/CDS-PP que aí vem!
Tenho esperança no futuro!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Eu sabia!

Tinha de haver uma explicação dentro dos homossexuais para o serem!

"Aplicando várias técnicas de ressonância magnética, os resultados das suas pesquisas vêm demonstrar que a orientação sexual é definida pelo cérebro, na medida em que a forma e o tamanho, nomeadamente das amígdalas cerebrais, em pessoas heterossexuais e homossexuais é diferente.

No âmbito da conferência foram apresentados dados recentes que comprovam que o cérebro de homens homossexuais se assemelha ao de mulheres heterossexuais, enquanto o de homens heterossexuais se assemelha ao de mulheres homossexuais."

Semanário Sol

Vamos Mudar Portugal!


Porque voto PSD?
Tenho 20 anos, vivo no concelho de Mação, estudo actualmente Economia na UBI, Covilhã, pertenço à JSD, e as razões que me levam a votar PSD nestas legislativas são:
- O PSD é o único partido na oposição ao actual Governo Demissionário que se mostrou consciente, que sempre actuou em prol de Portugal, colocando sempre os interesses do país acima dos do partido, e que apresentou um programa eleitoral, numa campanha onde só houveram dois, o do PSD e o da Troika, não escondendo o futuro que nos reserva;
- O PSD foi o partido que procurou desde sempre dar uma voz mais activa aos jovens, sendo a sua estrutura jovem a melhor e mais bem preparada do país, e que está sempre na vanguarda com ideias próprias, tomando até posições por vezes diferentes do partido, ex. disso foi a posição sobre o Ministro da Administração Interna Rui Pereira;
- O PSD deseja que Portugal seja um país que aposta em medidas com futuro e não apenas medidas para “tapar buracos”;
- O PSD sempre procurou a verdade, e não se vangloria de crescimentos que na verdade se traduzem em balanças cada vez mais negativas;
- O PSD não foge de negociações, nem se limita a apresentar medidas sem apresentar outras medidas para equilibrar as primeiras;

- O PSD é o único partido (digno desse nome) do meu distrito que tem um candidato natural do distrito;
- O PSD não nos trouxe o pior crescimento económico médio dos últimos 90 anos, a maior taxa de desemprego dos últimos 90 anos, a maior dívida pública dos últimos 160 anos, a maior dívida externa dos últimos 120 anos, a menor taxa de poupança nacional bruta dos últimos 50 anos, a segunda maior vaga imigratória dos últimos 160 anos, o top 10 dos países mais endividados do Mundo, um dos países em que as desigualdades são mais acentuadas, a pior taxa de abandono escolar da OCDE, o caos no sistema judicial, o caos no sistema de saúde e um facilitismo escolar tal, que a capacidade futura do país possa vir a ser colocada em causa.
É num PSD que não tem carapaças para a opinião pública, com ideias de futuro e que vai combater as assimetrias regionais que eu, André Serras, vou votar!

Liberdade de Imprensa, por José Sócrates

A LUSA responde a quem lhe paga, e depois dá nisto!
Quem acaba enganado são sempre os mesmos...

Tudo para o Representante da CE dizer que, o PEC IV não chegava!!!

Trapaceando um país

O que este Governo mais tem feito: Trapacear-nos a todos!
Enganam os outros partidos no OE2011, metendo apenas esta despesa, completamente injustificável numa errata, e enganam-nos a nós, pois não sabemos onde pára o nosso dinheiro...
Razões para não votar PS?
Muitas mais que esta!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

TSU, TSU, TSU...

A 19 de Maio, Sócrates diz ter as maiores dúvidas acerca da descida da TSU.

A 24 de Maio, Teixeira dos Santos diz que corte na TSU é para fazer e vai implicar aumento de impostos.

A 30 de Maio, Maria João Rodrigues vem dizer que o BCE e Comissão Europeia estão contra a descida da Taxa Social Única. (Estranho, vindo de uma conselheira em Bruxelas, normal vindo de uma ex-Ministra de um Governo PS)

A 2 de Junho, José Sócrates vem dizer que o que lhe parece errado é uma solução de descer quatro pontos percentuais a TSU, e insistiu hoje que não há qualquer novidade nos documentos do acordo com a troika sobre a Taxa Social Única (TSU).

A 2 de Junho, o Ministério das Finanças publica a tradução do acordo com a Troika, em que a 17 de Maio o acordo assinado com a UE falava apenas numa redução dos custos laborais, o documento agora divulgado expressa que «um objectivo crítico do programa é aumentar a competitividade», o que «irá envolver uma redução substancial da TSU».

Mas afinal, o que se está a passar?


Cheese!!


É por estas e por outras que peço sempre sem pepino!

TAP

O Secretário Geral da UGT, João Proença, é um grande comparsa de Sócrates...

E como grande comparsa de Sócrates, a sua definição de ajudar Portugal, e ser consciente é um bocado vazia, como se pode ver na sua acção, na realização da greve na TAP.

E como só não vê quem não quer, numa altura pré-eleitoral é completamente escusado negociar com o Governo, pois podem tomam uma medida eleitoral mas isso tudo muda!

E para finalizar, não podia concordar mais com José Pinto Coelho, presidente da CTP, Portugal precisa de todos e não de cada um!

PS em baixo

O PS começou a mudar a estratégia, começa a descer bem baixo na sua credibilidade, começa a pedir um governo de bloco central e faz reaparecer Manuel Pinho!!! Quem não se lembra dos fantásticos corninhos para a rapaziada do PCP na AR?
Se ainda havia esperança socialista, acabou de se desvanecer...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Demagogia...

Pelo facebook vou vendo, militantes e apoiantes PS a criticar as atitudes de Pedro Passos Coelho: que vão desde enxadas para trabalhar a atestados de ignorância. Não é que eu considere correcta esta atitude, mas quem tem telhados de vidro não devia atirar pedras para o telhado do vizinho...
Pois José Sócrates também já perdeu a paciência com empresários, José Sócrates já disse que tinha uma carapaça contra a voz do povo que se manifesta...
Mas não é só por aí, pois já houve vozes contra o PS a serem esbofeteadas e ameaçadas! Isto é liberdade?
Acusam as pessoas de estar a estragar as festas do PS... Festas!?!?!?

Eu não sei se é de mim, mas parece-me tudo louco...

Titanic

Este PS é uma espécie de Titanic a afundar, e afunda-nos com ele...
Criticam quem quer levantar Portugal, quem não quer mentir a Portugal, criticam, criticam... Mas nada de substancial propõem...
E aqui vemos a verdade da mentira!

Diz o ditado:

"Um elefantes incomoda muita gente. Dois elefantes incomodam, incomodam muito mais!" No caso do PS, um chega, e começa a tornar-se uma constante a má aceitação nas hostes...