X

"Our loyalties must transend our race, our tribe, our class, and our nation; and this means we must develop a world perspective." - Martin Luther King Jr.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Realismo ou Radicalismo?

Ferraz da Costa, presidente do fórum para a competitividade, tinha em Outubro de 2010, altura da discussão do OE2011, proposto um aumento do IVA e uma diminuição das contribuições das empresas para a Segurança Social, dizendo que trariam um abrandamento no aumento do desemprego e um aumento da competitividade no mercado externo das empresas exportadoras.

Ele que já em 2008 tinha proposto um corte nos salários nominais para que a economia nacional ganhasse competitividade.

Hoje vem dizer que uma redução de 4p.p. na TSU é pouco, e que não vai ter impacto significativo, propondo uma descida de 20p.p na mesma, compensando essa medida com o aumento do IVA, pois segundo ele, os portugueses têm uma propensão ao consumo que equivale a 68% do PIB, e como a maioria do consumo é importado teríamos aqui uma boa oportunidade para equilibrar a balança. Ferraz da Costa apresenta consequências destas medidas também ao nível do desemprego, mas que só terá efeitos positivos se houver uma revisão do código do trabalho.

Na minha humilde opinião, a teoria é muito bonita, mas alguém está disposto a arriscar cortes salariais e aumentos nos preços do produtos consumidos, sem garantias de que as empresas vão realmente apostar no aumento das exportações e aumento do número de trabalhadores e não apenas num aumento dos lucros?
Penso que devemos agir, mas não assim, pois eu não vejo ninguém preparado para tanto radicalismo...

Sem comentários:

Enviar um comentário