X
sábado, 31 de dezembro de 2011
2012
Espero em 2012 que consigamos deixar de ser hipócritas, pois actualmente muito nos queixamos da dívida que as gerações passadas nos deixaram em termos financeiros, mas não nos preocupamos muitas vezes com a sustentabilidade do nosso planeta para os nossos netos e bisnetos.
Espero então que 2012 seja o ano da mudança, da lucidez, da sensatez, da responsabilidade, um óptimo 2012 a todos os familiares, amigos e leitores deste blogue!
Hoje vou passar o ano de verde, não por razões clubísticas, mas por esperança de um 2012 melhor, que este 2011 desgraçado, para um grande amigo meu!
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
CP
Vídeos
Depois saem vídeos destes, que dizem ser a resposta ao vídeo anterior, contra o capitalismo e corrupção, não vou discutir essas lutas aqui, apenas deixo ao critério de cada um pensarem qual o que faz mais sentido...
Como alguém disse: "Por cada português sentado a fazer um vídeo negativista, existem pelo menos 2 a lutar por uma vida melhor!"
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Recessão
Hoje, ao fim de pouco tempo de governação da direita espanhola, sabemos que afinal em Espanha, a recessão está no horizonte para 2012.
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
A todos
São os meus votos,
André Serras
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Burro velho...
"A Assembleia da República aprovou hoje por maioria, com os votos contra do PCP, um voto de pesar pelo falecimento do antigo presidente da Checoslováquia Vaclav Havel, com PS, PSD, CDS-PP e deputados do BE a aplaudir de pé." -SOL
Fiquem-se no passado...
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Férias e reformados
E quantos aos reformados da CGD e da PT, finalmente um pouco de justiça perante os restantes funcionários das entidades do Estado...
Empréstimo
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Sobre os professores e as afirmações do Primeiro Ministro
O que eu oiço, e sei que é verdade, é que a minha geração e as vindouras terão de ser mais móveis, não procurarão na sua maioria, um emprego para a vida, mas sim um mercado de trabalho móvel. O nosso Estado Social não vai ser o que era até aqui. Os nossos subsídios, pensões, etc. não serão o que eram até aqui. Os direitos laborais estão em mutação, a segurança no emprego está a diminuir. Será que de futuro ao invés de sermos uma geração que vai procurar adquirir a sua casa, iremos ser uma geração de aluguer? E a carga fiscal como vai ser? A dívida, a 10 anos e mais, e as PPP's terão que ser pagas, quem as vai pagar?
Hoje em dia, toda a gente se licencia, o objectivo é aumentar o nível de escolaridade em Portugal, isso não vem de hoje óbvio.
Há 30/40 anos atrás, existia um emprego de sonho, era ele dar aulas, especialmente no ensino primário, trabalhava-se pouco (menos do que agora, e claro com algumas excepções), era-se autoridade, reformavam-se cedo, ganhavam bem e a pensão hoje em dia sabe a chocolate.
O que é que muita gente pensou? Não digo que grande maioria não o tenha feito por gosto, mas outros pensaram: é fácil obter o grau académico, vou ser professor.
O mercado de trabalho de docentes ficou cheio e transbordou, temos inúmeros desempregados na área, mas isso não é novidade para ninguém. Sabemos que o número de escolas tem vindo a diminuir, e vai continuar a ser assim, pois as taxas de natalidade no país são baixíssimas, e para alterar este mercado de trabalho são necessários no mínimo 10 anos.
Pergunto-me então: se a minha geração não vai ter 1/10 do comodismo laboral, dos benefícios sociais, da segurança social que as gerações anteriores tiveram, mas sim maior carga fiscal para pagar tudo o que as gerações passadas nos deixaram, porque é que alguém que está desempregado tem de se sentir ofendido se o primeiro-ministro lhe disse que o melhor que ele fazia era emigrar ou investir na sua formação noutra área?
Se ele dissesse que estava em conversações com outros países para solucionar essa mobilidade era diferente?
Um primeiro ministro deve dizer cor-de-rosa e não preto, quando uma coisa é preta?
Um primeiro-ministro dizer que vai aumentar o desemprego dói não dói? Pois é óbvio que dói, vão senti-lo amanhã!
Mas um primeiro ministro aumentar a dívida pública de longo prazo e endividar o país a troco de infra-estruturas para o presente já não dói, porque ninguém se lembra que são os filhos que irão pagar!
Acabe-se com os cursos cujo mercado de trabalho está cheio! Já se devia ter feito há mais tempo, mas sempre se pensou na liberdade e nos direitos.
Está-se a tirar liberdade de escolha à minha geração é verdade, mas evitaremos problemas destes, que há muito deveriam ter sido evitados.
Esta é apenas a minha opinião, espero não ferir a susceptibilidade de ninguém, mas na minha vida:
A mudança já começou, e este mundo não é para fracos.
David C. Korten
Isto foi escrito no final da década de 90, e todos o negaram, hoje, constatado o facto, é altura de repensarmos as coisas.
domingo, 18 de dezembro de 2011
Demagogia?
O investimento não será perdido nestes casos. Agora virem acusar o Governo de estar de braços caídos, demissionário, é brincadeira, pois desde o tempo de Sócrates que o IEFP já apresentava propostas para os desempregados irem para o estrangeiro.
E depois temos a fenprof, fraquinha como sempre...
Uma boa medida
Revoltante
O primeiro ocorreu há cerca de um ano e a ele seguiram-se mais denúncias de professores, que garantem que alunos seus estão na escola até às 16h00 sem comer nada o dia inteiro.
Os meios de comunicação deram conta do caso, mas as notícias foram catalogadas de exageros jornalísticos até que, há cerca de duas semanas, um rapaz de 13 anos desmaiou num colégio da Heraklión, a capital da ilha de Creta.
Quando a diretora avisou a mãe, que trabalha a tempo parcial numa empresa municipal e tem quatro filhos, ela disse que a sua família não comia nada há dois dias."
sábado, 17 de dezembro de 2011
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Verdades
Deixe-mo-nos de culturalismos e de nos prendermos ao passado, que foi ele que nos deu este presente!
Metáforas fortes
Pedro Nuno Santos diz: "Nós temos uma bomba atómica que podemos usar na cara dos alemães e franceses - ou os senhores se põem finos ou nós não pagamos. As pernas dos banqueiros alemães até tremem"
O que CZ nos vem esclarecer, é que ele queria dizer: "Que Portugal quer pagar a dívida, que o PS quer que Portugal pague a dívida e que é completamente solidário com o cumprimento do memorando da Troika"
Isto deve ser o novo acordo ortográfico, que já se fez sentir no PS, e nos seus discursos...
Devo ter sido eu que entendi mal!
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Mude-se!
Aliás já li sobre a constitucionalidade de três ou quatro medidas.
Mas que constituição é esta? Precisa de urgente revisão, mas não de uma limitação ao nível do défice que como todos sabemos é um instrumento financeiro, que as gerações futuros merecem dispor a seu lado para qualquer eventualidade!
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
É o fim
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
...
A1, 316km, 19.95€
A23, 217km, 19.30€
Ou é do alcatrão, ou da boa gestão que foi feita. Se queria lá os mesmos? Não! Mudem-nos todos.
"se te assaltarem a casa deixas lá o mesmo guarda?"
Carlos Zorrinho explicado
Mas ele não precisa de tecer comentários acerca disso agora, foi ele o próprio a escrever: "Não sei o que passa pela cabeça de Coelho e Gaspar? Na de Sócrates passava uma enorme ambição para o seu País(...)"
Ele não sabe o que vai na cabeça do Primeiro-Ministro nem do Ministro das Finanças, mas na de Sócrates, ele sabia e apoiava...
Explica muita coisa!
"É essencial para países como Portugal financiamento para desenvolver a sua economia. É assim que eu vejo as coisas", acrescentou.
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/pagar-a-divida-e-ideia-de-crianca-diz-jose-socrates=f692830#ixzz1frDrVFlq
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Discordo
Está provado que países com serviços de segurança social mais benevolentes têm menores níveis de poupança.
As pessoas não poupam, porque sabem que se ocorrer alguma coisa, os custos com a saúde são reduzidos, ou então "recorriam" ao crédito. As pessoas não sabem o verdadeiro custo de uma consulta, de um estudante no ensino superior, e não se preocupam com o futuro, pois ele "estava" garantido.
Os tempos mudaram, os bancos já não dão crédito fácil, o governo precisa de dinheiro, o serviço de segurança social está repleto de dívidas, e as coisas têm de ser pagas.
O que estamos hoje a pagar, é factura de alguns erros que fomos cometendo no passado, mas mais facturas virão, umas mais expressivas que outras...
Frases que impõem respeito
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Contraditório
Esta verba será usada para abater no passivo, para tornar o Estado mais cumpridor, e pagar muito do que os anteriores governos deixaram em dívida!
Permitindo às empresas respirar, e fazer circular o dinheiro na economia.
Vem depois alguém iluminado dizer, deve-se sancionar os Estados que não dinamizem a economia quando há excedente.
Que isso deve aumentar o consumo interno e aumentar as exportações! Uma falácia! (a meu ver)
Mas mais interessante é ver depois os mesmos iluminados, dizerem que, afinal não havia razões para cortar no subsídio de Natal deste ano, que a despesa do Estado não deve ser cortada...
Se queremos um país sustentável, com futuro, um país para a minha geração e as vindouras, há que abrir os olhos e encarar a realidade!
Guiness?
Isto já deve estar quase como recorde!
sábado, 3 de dezembro de 2011
Relvas vaiado no final do Congresso sobre extinções de freguesias
As pessoas têm de compreender que mais importante que tradicionalismos e culturismos é o país, e se há tanta queixa que não estamos bem, então têm de ser as primeiras a compreender quando se tem de acabar com toda esta massa gorda do país!
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Dia Mundia de Luta Contra o HIV
Tirou-nos muita arte, muita pessoa boa, muita pessoa que só queria uma segunda oportunidade...
http://www.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=28323&e_id=&c_id=8&dif=tv
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
JSD Mação
Neste Natal ajude-nos a ajudar!
OE2012 Aprovado
Não vou dizer que é o OE que mais queria, nem o que acho mais justo, nem o melhor para o país... Ele tinha de ser difícil porque o passado assim nos obriga, mas podia ser diferente. Um Orçamento forte perante os fracos e fraco perante os fortes? Diria que tem a sua razão, e que a escolha entre capital e trabalho foi mal feita pelo Governo. Veremos ao que nos conduzirá, esta política de diminuir o consumo público, privado e fbcf em prol de uma aposta nas exportações.
Vimos também este OE, apesar do Governo de maioria, aprovar várias propostas por unanimidade, e algumas propostas de outras bancadas.
Na votação do mesmo, como não podia faltar, tivemos o habitual humor da bancada socialista a criticar a chegada dos Ministros só às 11h, quando se sabia que até essa hora só iriam ser debatidas as especialidades, sabendo que pela bancada do PS este orçamento só iria acabar de ser discutido em Dezembro, e que na passada terça feira acabaram o debate de orçamento com apenas 13 deputados.
PE (I)
terça-feira, 29 de novembro de 2011
PE
É por isto que continuo a votar nas Europeias, é por saber que há alguém português a trabalhar para o bem da União e de Portugal.
O PS está de pantanas
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
1º Congresso de PSD Distrital de Santarém
Este trabalho começou com a apresentação, em cada concelho do distrito, de dados estatísticos sobre os mesmos, e uma análise SWOT para cada um.
Houveram depois 2 encontros, em que se dividiram os participantes em 21 oficinas, de 4 pilares, Economia, Social, Novos Desafios e Estado, onde cada grupo realizou um trabalho para relançar o distrito na sua oficina.
Realizou-se este sábado o congresso que deu a conhecer os trabalhos de cada oficina, numa moção estratégica e os dados estatísticos do Distrito. Participaram mais de 300 pessoas e nele intervieram mais de 70.
Isto é fazer política!
Dados estatísticos do Distrito de Santarém: http://pt.scribd.com/doc/73787679/Diagnostico-Informativo-1%C2%BA-Congresso-Distrital-PSD-Santarem-Final
Moção de Estratégia para o Distrito: http://pt.scribd.com/doc/73619047/Mocao-de-Estrategia-1%C2%BA-Congresso-Distrital-do-PSD-de-Santarem
FINALMENTE UMA EXCELENTE PROPOSTA
Aumente-se os impostos sobre juros e dividendos!
Sociedade da Matemática aplicada e Industrial
Orgulho em ser Português!
domingo, 27 de novembro de 2011
Fado Património da Humanidade
Fado reconhecido como Património Imaterial da Humanidade!
Orgulho Português!
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Madeira
terça-feira, 22 de novembro de 2011
OE
Pequenas curiosidades sobre as PPPs e as concessões rodoviárias
Distribuição de Água e Saneamento Básico, Rodoviárias e de Saúde
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
domingo, 20 de novembro de 2011
Espanha
Teorias que impõem respeito
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Gostava de lhes mudar a nacionalidade
Parabéns e obrigado!
Ele é fiel, é amigo,é companheiro, é leal, é simpático, é divertido, é molengão, é tanta coisa, é impossível descrever o que ele é para mim! Ele é o Argus!
Faz hoje 2 aninhos, e decidi escrever-lhe aqui qualquer coisinha, apesar de ele não ler, mas para quem ler perceber o que é um cão, o que é o melhor amigo do Homem!
Interiormente sinto-me emocionado a escrever, foi ele que me trouxe um novo ânimo, foi ele que me "levantou" quando eu "caí", é ele que sempre que me vê, esteja eu fora 2 horas ou uma semana, faz uma festa e salta para mim cheio de saudades! Em suma, é ele, que mesmo sem eu lhe ter dado nada, me deu tudo...
É dele a fotografia que tenho na mesa de cabeceira para o poder ver quando não está, pois sinto que a ele lhe devo muito! É por ele que acordo mais cedo, é por ele que faço tudo...
É a minha forma de lhe agradecer...
Emocionado te digo, Parabéns grande amigo e obrigado por tudo!
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Catástrofe? Onde é que ela já vai...
"(...) As embaixadas fechadas foram decididas por: "presença de comunidades portuguesas, evolução do comércio externo com esses países, a atracção de investimento desses países para Portugal, a tradição das relações bilaterais e, por fim, a importância desses postos à escala regional e do relacionamento bilateral e multilateral com Portugal."
"Serão fechadas "temporariamente", a partir de janeiro, as embaixadas de Malta (a jurisdição passa para Roma), Andorra (passa para Madrid), Letónia (passa para Helsínquia), Estónia (a representação será assegurada por Estocolmo), Lituânia (passa para Copenhaga), Quénia (passa para Maputo) e Bósnia (a jurisdição passa para Belgrado)." - in expresso
Mas alguém acha que Andorra precisa de uma embaixada? Eu concordo com estes cortes e não me chateia muito perdermos a nossa influência na grande Andorra por não termos lá um embaixador e os filhos a fazerem ski com dinheiros dos nossos impostos...
Realmente, quem ouve este PS falar não diria que eram grandes responsáveis pelo estado do país.
PORTUGAL
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Boa medida
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Dicionário de PC
domingo, 13 de novembro de 2011
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Funny stuff
De certeza que ouviu como resposta: se a actual conjuntura é péssima, muito devemos à bancada do PS enquanto líder de governo. E obviamente se a actual conjuntura não fosse esta, o orçamento não seria este.
Gosto disto
A dívida deixada por pagar pelo anterior governo ainda só era de 40 Milhões.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Maus momentos
Momentos como os que Silva Pereira diz que "Eu não digo que ele (desvio colossal) não possa existir. Mas o Governo não conseguiu explicá-lo.".
Momentos em que se descobre que apesar dos hospitais fecharem (o início de 2010) os seus administradores conseguem continuar a receber salários, situação que só com este Governo mudará.
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Pumba..
Socialistas agradeçam ao Sócrates, Portugal já agradeceu...
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Pequenas coisas...
Alberto João Jardim tem a lata de dar tolerância de ponto à função pública amanhã a partir das 14horas para assistirem à sua tomada de posse às 17horas. Ridículo! Inconcebível! Inaceitável!
Greve dos transportes
"Claro que todos temos direitos mas, tanto quanto direitos, temos obrigações, deveres, lucidez e bom senso. E é por isso que não fazemos greve: por termos a obrigação de manter uma empresa racional e equilibrada e o dever de, todos os dias, garantir a mobilidade de milhares e milhares de pessoas”
Deixo aqui também a explicação de Rodrigo Moita de Deus quanto aos restantes trabalhadores em greve:
"Gente com emprego recusa transportar gente que quer trabalhar."
Irónico
Aproximadamente 2 Milhões de Euros de desvio, sempre bons a fazer contas...
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
O nome diz tudo
Assim não admira a situação da Grécia, é tudo a "papar"...
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Resumindo e concluíndo...
- Crash nas bolsas europeias
- Subida dos Juros das dívidas soberanas dos países mais frágeis
- Instabilidade no apoio à Grécia
- Internamento do Ministro das Finanças grego
- O Partido Socialista grego, actual governo, pode já ter perdido a sua maioria no parlamento grego
- Obrigação do Governo grego de negociar com outros partidos a aprovação do novo pacote de ajuda externa
- Permanência da Grécia na Zona Euro passada para segundo plano pelos líderes europeus
- Instabilidade em toda a União Europeia
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Sinto-me intrigado
Se cada vez que se tem de tomar uma decisão mais séria se vá a referendo não sei onde é que a Grécia vai parar...
O poder de um português
Após o conhecimento dessa notícia as acções do banco já derraparam mais de 6%.
Sem mais a dizer..
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Estes gregos estão loucos! (I)
Estes gregos estão loucos!
Mas alguém me explica o que estes senhores têm na cabeça!
Eu já só vejo: CRASH NAS BOLSAS!
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
PC em sarilhos...
Sem comentários!
A diferença
Carlos Zorrinho, diz que é fruto da impreparação do Governo. Não vamos falar de impreparação senão ele perde.
Mas podemos falar de vontade, pois o futuro do país tem de ser decidido já, nem que se trabalhem mais horas na AR como o Governo propôs, ao contrário do que a oposição pretende, relaxar até Dezembro.
Por aqui se vê, o porquê das intenções de voto no PSD serem o dobro das do PS, sondagem realizada pela Marktest.
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Discordo (I)
Caso contrário teremos sempre os melhores no privado e fora de Portugal.
Enfim, seremos pobres para sempre...
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Opções políticas (II)
Eu por um lado até achava bem que o Governo não discutisse com o PS o OE, já o discutiu antes, e até o PS teve oportunidade de o fazer sozinho e viram-se os resultados! Mas relembro que o PM já esteve com António José Seguro em reunião sobre o OE no dia 11 deste mês. Opção do PM.
Mas há mais opções, o deputado do PSD, Pedro Saraiva, que colocou um post-it em forma de balão em todos os assentos da AR, para que cada deputado pudesse dar uma ideia ou iniciativa de como reforçar a competitividade do país, relembrando o dia 14 de Junho de 1969, dia da operação balão, em que os estudantes de Coimbra desceram à baixa com balões onde estavam escritas frases revolucionárias, que expressavam o porquê da sua luta. Sobre esta iniciativa, todas as bancadas da oposição, a chamaram de palhaçada e de desprestígio para a Assembleia. Eu cá achei uma boa ideia, não pode ser só criticar.
Opções políticas...
Opções políticas (I)
Sabe-se agora que se não fossem as receitas extraordinárias nunca chegaríamos, nem de perto nem de longe, aos 5,9% acordados com o FMI...
Opções políticas...
Opções políticas
Eu ainda sou do tempo de Sócrates, em que se previam défices de 2,2% em OE, os rectificava logo a meio do mês de Janeiro para 3,9%. Depois andava até Novembro a dizer que estava tudo bem quando toda a gente via o contrário, e só em Novembro admitia o falhanço na previsão e rectificava o valor para 9,3%!
Mas claro as coisa não ficam por aqui, em Fevereiro do ano seguinte vinha José Sócrates dizer, afinal não houve descontrolo, o défice subiu 7,1% em relação ao previsto porque o Governo assim o quis!
Uns têm como opção fazer de tudo para levantar o país, que outros optaram por falir!
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Teixeirinha
Conta lá o resto à malta!
domingo, 23 de outubro de 2011
...
Em Portugal a realidade é outra, é uma pena não se dar valor ao que se tem!
Uma boa atitude
São atitudes que têm de acontecer, mas são também leis destas que têm de ser revistas!
sábado, 22 de outubro de 2011
Confirma-se (II)
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Boa notícias!
E ainda para mais deve reduzir a minha factura da electricidade!
Finalmente um pouco de acção
Um Regulador "Regulado"
A política do quero, posso e mando, que nos valeu um agravamento de 600 milhões de Euros, com a renegociação de duas ex-scuts.
De que nos valia um Inir no anterior Governo.
Confirma-se
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
The Rifles - The Great Escape
Inspiradora para mim, como diz a letra:
Go and make a change before the Big Sleep!
Quem sou eu...
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Dúvida do dia
E mais, já se esqueceu do que disse da teimosia de Sócrates? Como pensa que isto se resolve?
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
A direita amiga dos bancos
Depois vejamos:
"Montepio perde isenção de IRC
Benefício fiscal do Montepio dura há várias décadas. Cavaco Silva tentou pôr-lhe um ponto final, em 1995, mas António Guterres repô-lo, com efeitos retroactivos.
A proposta de Orçamento do Estado para 2012 que hoje é entregue na Assembleia da República revoga a isenção de IRC de que o Montepio beneficia há várias décadas, sabe o Negócios."
Há estigmas que têm de acabar...
(negritos e sublinhados, da minha autoria)
sábado, 15 de outubro de 2011
Quando as coisas fazem sentido
Não fosse este o novo PS...
Para os patrões
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Sobre o OE2012 (II)
Eu relembro: "O primeiro-ministro, José Sócrates, confirmou hoje que o défice das contas públicas desceu 58,6 por cento para 281,8 milhões de euros em Janeiro, o que é um “bom começo para a execução orçamental durante todo o ano”."
Chegamos a Junho com 70% do défice previsto já executado! Quem é o responsável? A crise internacional? O PSD?
"Foram 4 meses de Governo que desequilibraram o país ou 6 anos do anterior Governo?" Eu concordo plenamente com este vídeo!
Responsabilize-se quem nos levou a esta situação!
Sobre o OE2012
Mas hoje qual não é o meu espanto quando vejo que António José Seguro vem criticar "pintelhices" como o IVA do leite achocolatado, e a comunicação social dá a esse assunto uma atenção brutal, quando a situação é a que se vive! (O PM já veio desmentir, dizendo que o IVA do leite achocolatado não vai subir)
Sobre os escalões do IVA, há uma coisa que me deixa indignado, como pode a água engarrafada subir para a taxa máxima do IVA? A água canalizada é potável? Não é prejudicial à saúde? Água não se nega a ninguém...
Saiu também hoje a notícia da auditoria do tribunal de contas ao Hospitais com estatuto de entidade empresarial, onde se soube que os aumentos nos salários de membros da administração em 2009 subiram 20% em relação ao ano anterior, o que deu 14,4milhões de Euros, para 198 membros... Por momentos de desgoverno como este, e pelo esquecimento do anterior executivo no momento de começar a avaliar os gestores hospitalares, é que a seguinte frase do PM faz sentido: "As medidas que constam, são minhas, mas o défice que as obriga, não é meu". Em consciência que será responsável pelas repercussões futuras das mesmas.
A TSU, alvo de imensa polémica já não vai ser reduzida, em compensação o horário de trabalho será alargado em 2h30min. semanais, e o sector privado poderá adoptar as medidas de cortes nos subsídios em casos de encerramento iminente. Mas nem tudo são rosas para as empresas privadas, o governo vai aplicar um imposto especial a empresas com lucros superiores a 10Milhões de Euros, que agravará em aproximadamente 5% o actual valor pago.
Mas nem tudo são más notícias, a partir do próximo ano o Ministro das Finanças vai passar a ser o responsável pela admissão de pessoal nas Regiões Autónomas, uma segurança para os do continente...
Estas são medidas duras, mas essenciais, pois, no próximo ano os juros da dívida vão aumentar e Portugal terá que pagar um total de 820 milhões de euros.
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Ganância
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Dúvida
Era mais fácil "inventar"/inovar quando não havia "nada" ou nos tempos que correm?
Que azar o meu
Mas aposto que grande parte desses 18% que recebem RSI e têm acções são adeptos do Benfica... (Não querendo ofender ninguém!)
O que o um sportinguista faz por amor ao clube...
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Actualize-se!
Países Desenvolvidos com Justiça
-Lesar a companhia ucraniana de gás – que ficou contratualmente obrigada a importar gás natural a Moscovo – em cerca de 140 milhões de euros.
"Os procuradores alegaram que Tymoshenko não tinha autoridade para firmar o contrato e que o preço fixado era inflacionado."
Nem quero pensar se isto acontecesse em Portugal...
Adeus BE até um dia
Frases para mais tarde recordar
Old stories
Porque quando o Governo abria concursos para concessionar as estradas, e as empresas privadas concorriam, se tivessem prejuízo as regras do jogo mudavam para sermos nós, a ter prejuízo. Era o Estado Social de José Sócrates... Ou devo dizer, Estado Empresarial?
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Das medidas da austeridade
Nobel da Economia
O seu estudo recaiu nas seguintes questões: “Como são o PIB e a inflação afectados por um aumento temporário na taxa de juro ou uma redução dos impostos? O que acontece se os bancos centrais fizerem alterações permanentes à sua meta para a inflação ou se um governo alterar o seu objectivo para o equilíbrio orçamental?”
Sobre as eleições na Madeira
Ontem houve três verdadeiras vitórias, a de Pedro Passos Coelho, que conseguiu castigar AJJ eleitoralmente e ainda assim obter a maioria absoluta na Madeira, que lhe permitirá um maior controlo orçamental das contas da ilha.
A do CDS-PP que conseguiu um resultado histórico, com o aumento de 2 para 9 mandatos eleitos, que reflecte a excelente oposição que tem vindo a ser feita, acima de tudo de forma responsável.
A terceira vitória, a do PTP de José Manuel Coelho, que elegeu 3 deputados, nas suas primeiras eleições regionais. Este resultado demonstra o quão afastadas e cansadas estão as pessoas da política, atirando-se para radicalismos.
Nestas eleições houve também três derrotados. A do PCP-PEV que perdeu um mandato, e continua assim acumular derrotas e o descrédito dos portugueses, o mesmo se sucedeu com o BE, este de forma mais significativa, que acabou sem voz na Assembleia Madeirense, atrás do PND, PAN e MPT, até quando resistirá este Bloco?
A terceira derrota e quanto a mim a maior destas eleições, é a do PS, que deixou de ser a segunda força política da Madeira, perdendo 5mil votantes e consequentemente um mandato. Este resultado vem demonstrar o trabalho que o PS tem vindo a fazer, tanto no Governo como na oposição. Com um líder partidário sem partido, um partido ainda agarrado a José Sócrates e que está a pagar por isso.
Sobre o Acordo Ortográfico
Uma eleição, "três" vitórias
Do CDS e do PTP que alcançaram resultados históricos!
domingo, 9 de outubro de 2011
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Comissão parlamentar de Obras públicas
O requerimento foi chumbado, e ninguém saiu...
Always the same, nothing has changed...
Questão
Memórias
O PSD defendia-se dizendo, que em responsabilidade para com os portugueses, deveriam ver antes o orçamento e debatê-lo e só depois aprová-lo.
Não me lembro de ver um único socialista defender a posição do PSD. Hoje o PS actua de igual forma, e ou muito me engano, ou não vou ver um único socialista coerente...
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Frases que impõem respeito
Pergunto-me o que andou este senhor no anterior governo, e qual a confiança no memorando do qual foi responsável...
Realmente um boa imagem a que transmite para o exterior...
Obrigado, e até um dia!
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Portugueses
A dívida da Madeira é pouco superior ao preço dos submarinos.
Quem fala assim não é português...
101
Ela nos deu uma bandeira, um hino, uma responsabilidade!
Será de mim
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Coisas que doem
E como mudá-las?
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
OE
Mas hoje se vê, o porquê do corte no subsídio de natal tão criticado, foi esta a herança que nos deixaram!
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
A minha opinião
A meu ver esta atitude é uma estupidez!
Pequenos passos...
No poupar é que está o ganho... E a distribuição equitativa de riqueza... E os direitos...
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Old way
PEC I, II, III e IV...
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Boas notícias!
- Portugal, com o investimento feito em Matosinhos, vai passar de importador para exportador de gasóleo! 400Milhões de Euros anuais é o valor esperado...
- O Japão está disposto a ajudar a salvar a Grécia!
- O ministro da economia, Álvaro Santos Pereira, disse que se prepara para ocorrer o maior investimento estrangeiro de sempre em Portugal!
domingo, 25 de setembro de 2011
AJJ
Tem a direita que nunca lhe falhou e tem a esquerda que critica a austeridade, como na Madeira não há austeridade, e a única pessoa que se opõe com unhas e dentes à sua entrada, é AJJ, porque não mantê-lo lá?
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Prioridades
E cuidado, se não acabas em tribunal com essas declarações...
Fácil!
Cúmulos
Depois vem o Bernanke criar um quinta-feira negra...
São uma raça manhosa...
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Viciados em distorcer factos
Na Reunião de Câmara de 14 de Setembro foi cedido aos vereadores do PS, tal como solicitado, uma desagregação das rubricas da contabilidade camarária, podendo analisar assim cada rubrica detalhadamente. Compreensível e aceitável.
Já não é compreensível nem aceitável é a crítica feita no último parágrafo deste post, pois em plena reunião o erro foi esclarecido, o funcionário em questão foi alertado, e deixa-se no ar que esta é uma falha do executivo, quando não é... Depois surgem os erros de interpretação e a vitimização, que se há-de fazer...
Madeira
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Ai Vital Vital
Que não lhe falte a coerência...
Bulldog Francês
Têm actualmente 15 dias, saem no princípio de Dezembro..
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Frases que impõem respeito...
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Alzheimer
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
A resposta
Passos Coelho responde com o esforço do Governo, para além dos cortes já ocorridos nos vários ministérios, governos civis, vão ainda ser extintos 1712 cargos de dirigentes e 137 entidades, superando assim o corte de 15% acordado, poupando assim 100Milhões de Euros.
Mas não é o único a responder! Bruxelas, contente com o esforço português, e com o trabalho feito, vai melhorar as condições de empréstimo a Portugal, reduzindo juros e alargando os prazos de pagamento.
Claro que não é o Governo perfeito, mas é perfeito em relação ao anterior!
Tenho dito
Alguém me esclarece?
«uma vez que as despesas vão beneficiar as próximas gerações é necessário tornar as coisas mais precisas» -Delors, não apenas colocar-se um limite na constituição pois de empréstimos e investimentos presentes advirão resultado futuros.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Ridículo!
Recebe 60 pessoas por mês o aeroporto de Beja ou não chega?
E para Portugal qual é a recomendação?
domingo, 11 de setembro de 2011
Portugal tem solução para o défice!
Congresso do PS (II)
Congresso PS
Para não falar que António Costa foi a principal figura do congresso, será ele o líder/candidato do presente?
Coisas que não me espantam foram as declarações de JS, não fosse ele um grande importador de metais preciosos...
sábado, 10 de setembro de 2011
Coisas que me irritam
Mário Soares fez história, Manuel Alegre vai passar à história!
Oh Assis
Sobre Alberto João
Porquê?
-Por defender os seus, como qualquer presidente de junta ou câmara faz;
-Por ter endividado a sua Região, como muitos autarcas fazem;
-Pela sua atitude para com o Continente, que em nada influencia a sua gestão.
Eu percebo as críticas que lhe fazem, agora quanto a mim elas só acontecem pelo que a Madeira é! Se fosse apenas mais um concelho, era apenas mais um autarca...
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Compara-se os custos
Há que evoluir, há que mudar e há que ver que nem assim deixamos de ser os mais favorecidos.
Contraditório
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Solução ou Problema?
UV2011 finish
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Jornal i
Universidade de Verão (II)
Hoje o dia começou com o Ministro Miguel Relvas, com o tema, Reformar o Estado: uma prioridade nacional, dando-nos a conhecer alguns dos principais objectivos do Estado no que refere a descentralização do poder. No entanto a intervenção teve um contra, a presença dos media não deixou o conferencista entrar a fundo em nenhum tema, correndo o risco de ser capa de amanhã...
À tarde contámos com a presença do Prof. Dr. João de Deus Pinheiro, com a Europa no Mundo.
O que reti dessa conferência foi essencialmente que os actuais decisores europeus, são todos nascidos no pós-guerra, o que os leva a não ter experiência na tomada das decisões mais difíceis, e que se tornará impossível sobreviver a uma desagregação tanto do Euro como da UE, apesar das intransigências francesas e alemãs.
Jantamos com o Eng. Ângelo Correia, indescritível, um currículo e experiência de vida de louvar, e foi com esta última que nos presenteou... O melhor do dia!
Hoje coloquei uma questão ao Ministro Miguel Relvas acerca do caso Mário Crespo, cuja resposta foi essencialmente, se provarem que o convidei vou a pé a Fátima!
Hoje foi também o nosso dia de criar o Jornal da UV.
Perguntei aos meus colegas e volto a perguntar aqui, será verdade o rumor que Fidel Castro faleceu?
Amanhã vou começar o dia com uma questão a Rodrigo Moita de Deus, no Falar Claro.
Até amanhã!
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Momento de tristeza
UV2011 (I)
Começou com o Eng. Jorge Moreira da Silva, com o tema ambiente e energia, o que temos de decidir já, que se baseou na carteira de emissões de CO2 de cada país, protocolo de Quioto, objectivos dos países desenvolvidos e consequente ajuda aos países em desenvolvimento através da venda de partes das suas carteiras.
À tarde com o Dr. Manuel de Lemos, Sector Social: um actor fundamental para ultrapassar a crise portuguesa, onde se começou por salientar que este é o terceiro sector existente na sociedade, e o seu papel fundamental, e sem fins lucrativos, na satisfação das principais necessidades básicas de uma sociedade.
À noite tivemos jantar conferência com o Dr. Nuno Crato, que abordou diversos temas, facto resultante da diversidade de perguntas colocadas, devendo dizer que foi bastante interessante!
Para finalizar, coloquei a seguinte questão ao eurodeputado Paulo Rangel, e tive a sorte de ser uma das duas perguntas escolhidas para resposta:
-Até que ponto a palavra União é a mais correcta nos actuais moldes da "União" Europeia, que age em torno do interesse dos principais decisores políticos, Alemanha e França?
R: O emprego do termo "União", nada nos diz sobre a natureza do regime ou da organização das entidades que escolhem esse nome. (...)
É natural que os membros mais populosos, mais extensos e mais ricos tenham um peso mais forte nos processos de decisão. Na verdade, a pergunta que tem de se fazer é se esses Estados não teriam mais poder isolados do que dentro da União? Ou pondo as coisas de modo inverso: é de esperar que os Estados médios e pequenos tenham um peso mais do que proporcional ao seu grau de poder (demográfico, económico ou outro). Eis aí um sentido útil, mesmo que marginal, para o uso da palavra "união".
Vou tentar escrever todos os dias, mas devido ao cansaço nada é garantido!
Que venha o segundo dia!
terça-feira, 30 de agosto de 2011
domingo, 28 de agosto de 2011
Sobre despesismo
sábado, 27 de agosto de 2011
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Justiça
Mas por isto arisca um ano de prisão? SÓ UM ANO?
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
...
A JS não esqueceu o incidente, e homenageia as vítimas.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Eu já assinei!
Porque o que é Nacional é do melhor, porque o que é Nacional é nosso e não deve ser desvalorizado!
Assine já!
terça-feira, 23 de agosto de 2011
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Tesourinhos deprimentes
Mais de mil milhões foram emprestados por esse governo a empresas para comprarem imóveis do estado. Terão retorno? Eu duvido!
Serviu para tapar buracos, que mais cedo ou mais tarde vão ser destapados, e depois quem os destapar que se lixe!
sábado, 20 de agosto de 2011
Merkel e Sarkozy
Então para quê constitucionalizar o limite do défice?
Como diz e bem o Presidente da República, Cavaco Silva, uma variável que não é directamente controlada pelas autoridades.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Os tempos mudam...
Sub 20
Portugal
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Já vão tarde
O governo suspeita de ilegalidades nos reembolsos aos utentes do SNS, nos transportes não urgentes, tanto por empresas de transportes como por particulares.
Onde isto mais acontece é na zona centro, talvez seja por isso que eu já conhecia inúmeros casos destes à imenso tempo...
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Austeridade
Ideia Genial
No Leste da Alemanha, foram oferecidas t-shirts durante um festival de rock, cuja orientação política era a extrema direita.
A imagem dessas t-shirts era um crânio e duas bandeiras de direita dos lados, em que o nome era "hardcore rebellen"...
Quando lavada a t-shirt essa imagem desaparece e é substituída pela seguinte frase: "O que a sua t-shirt pode fazer, você também pode. Nós vamos ajudá-lo a romper com a extrema-direita.".
Simplesmente genial!
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Londres
Desde sexta que em Londres (e não só) têm ocorrido inúmeros actos de vandalismo. O despoletar destes actos ocorreu na altura em que um jovem foi baleado pela polícia, dito por muitos ser um chefe de um gang, acabando por morrer. As pessoas revoltam-se, mas ao contrário do que costuma acontecer em Portugal e as pessoas clamam (e na maioria das vezes com razão) por justiça, em Inglaterra aproveitaram-se do descontentamento de alguns para um "rouba o que puderes" de muitos.
Desde então já morreram pelo menos 4 pessoas, lojas e carros destruídos, pelo menos 170 Milhões de Euros de prejuízo até ao momento. A polícia não tem mãos a medir, apesar da noite de hoje ter sido mais calma.
Esta situação levou a uma reunião de emergência do Parlamento Britânico, interrompendo-lhe assim as férias.
E o Primeiro Ministro Britânico já avisou que recorreria ao exército se fosse necessário.
A questão que recai sobre mim é: Em 2012 Londres recebe os jogos olímpicos, onde estarão milhões de turistas, até que ponto uma cidade consegue ter condições de segurança necessárias para um evento destes?
Dia da Juventude em Mação
Por isso já sabes, esta sexta feira, dia 12 de Agosto, a partir das 9:30h, leva amigos e não faltes!
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Super poupança
Catch a looter
Estes actos de vandalismo são apenas aquilo que são, actos de vandalismo!
Está tudo tonto!
Vermes, bichos, animais...
terça-feira, 9 de agosto de 2011
domingo, 7 de agosto de 2011
Onde é que eu já vi isto?
"Apesar do contexto político conflituoso e das dificuldades em chegar a um acordo, e mesmo se o acordo [orçamental] não é o ideal, consideramo-lo mesmo assim um ponto de viragem na política orçamental dos EUA", disse Hess." - daqui
O que é que a Moody's fez a Portugal? Em que altura?
sábado, 6 de agosto de 2011
História
A agência de rating S&P, baixou pela primeira vez o rating dos EUA de AAA para AA+. (E como é do nosso conhecimento e experiência, um corte nunca vem só)
Os EUA tremeram, e vão continuar a tremer, já se procuraram justificar, mas os seus maiores credores, os chineses, não vão com cantigas, só com garantias.
Muitos perguntam até quando vai resistir o Euro? E eu acrescento, e o dólar, até quando vai ser o dólar que hoje conhecemos?
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Mais uns trocos
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
É impressão minha...
Sobre a chamada para o 112
E eu pergunto-me, será que é crime aqueles que se encontram na AR, procurarem o melhor para nós? Ou devem então resignar-se a estatísticas e a artigos, e acreditar sem contestar minimamente qualquer tipo de serviço?
Eu votei neles para eles servirem o interesse público, e acho que aqui está um exemplo disso!
Dizem que é crime ligar para o 112. Claro que é! Mas só é crime se levarem o INEM a deslocar-se para uma chamada falsa, e eu aposto que ninguém da bancada do PSD levou este teste mais além.
Tínhamos um Governo que se resignava, agora temos uma oposição.
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Esclarecimentos do dia
"porque não pode alienar aquilo que «não lhe pertence de direito», já que aqueles direitos especiais em empresas foram considerados ilegais."
Porque é que mesmo os bancos dizendo que não precisam de apoio, o Estado insiste em aumentar as garantias da banca?
"A razão da preocupação não tem anda a ver com os accionistas dos bancos mas com a protecção dos clientes dos bancos, sejam depositantes, famílias ou empresas."
Custa muito entender PCP-PEV e BE?
De valor?
Eu acho que isso já devia ter sido feito à mais tempo, peca pelo atraso.
EP ao rubro
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Adormecidos
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Poluição sonora
Boas notícias
Podemos dizer que se deve à sazonalidade, mas não só, pois no ano passado não houve decréscimo.
Alguma coisa mudou!
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Os opostos/interesses
A Imprensa
São actos praticados todos os dias, em todos os cursos, em todas as idades, aqui e na China, e em nenhuma ocasião se passa os alunos com 10.
Novo Governo
Já estivemos muito mais longe, e não há muito tempo.
UV2011
E não podia ter mais orgulho num programa que vai contar com Mário Soares, Nuno Crato, Vítor Gaspar, Assunção Esteves, Miguel Relvas, Mariano Rajoy (Presidente do Partido Popular Espanhol), Tomaz Morais e duas pessoas que eu pessoalmente gosto muito, Duarte Marques e Rodrigo Moita de Deus.
Vai ser em grande!
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Da despesa
Sr. Dr. Alfredo Barroso, devia ter esperado o Estado de Graça, já que governou como disse, era justo que compreendesse.
Do desvio
Mas claro isto só em PPP's, as melhores amigas de José Sócrates...
terça-feira, 26 de julho de 2011
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Sondagem PS
sábado, 23 de julho de 2011
Tour
Este ano a emocionante volta vai ter amanhã como vencedor, Cadel Evans, da BMC, que hoje no contra-relógio recuperou a desvantagem de 57seg do camisola amarela, Andy Schleck, como conseguiu ficar 1m34seg à sua frente!
Factor histórico é os dois irmãos Schleck terminarem no top 3. Andy Schleck o eterno 2º?
De louvar o excelente CR de Contador, que subiu assim à 5ª posição.
É com muita pena que vi Rolland a sair do top 10, ele que fez um excelente Tour, sempre muito forte a ajudar Voeckler e quiçá, se ele não tivesse essa tarefa não tivesse tido ele outro protagonismo...
Apesar das muitas quedas, foi um excelente e emocionante Tour!
sexta-feira, 22 de julho de 2011
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Do legado de Sócrates
Eu nem sabia que havia uma associação pela transparência e integridade, mas vou ficar atento!
Justiça?
Esta notícia, não o nego, trouxe-me bastante satisfação! Mas será suficiente?
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Dívida Pública Interna Vs. Externa
O motivo da crise da União Monetária se centrar na dívida externa deve-se ao facto de grande parte dessa dívida pertencer ao sector privado externo, e isso ser um factor com consequências desastrosas caso haja incumprimento ou reestruturação da dívida, pois levará a uma descredibilização, durante longos anos do país.
É verdade que a elevada dívida pública é importante na crise dos países da Zona-Euro, mas a experiência da UE, sugere que por si só a dívida pública não explica tudo.
Numa União Monetária supor-se que a dívida pública não tem riscos é errado, pois os países desta união não têm como emitir moeda para pagar essa dívida, tendo de recorrer a outras políticas alternativas. Estes países podem aumentar a carga fiscal, gerando receita, e evitando o incumprimento no pagamento da dívida, e mantendo assim a credibilidade e a confiança dos mercados.
No entanto é óbvio que quando a dívida assume valores muito elevados, não se pode simplesmente aumentar impostos desmedidamente, pois é um completo roubo para os contribuintes.
No caso de a dívida estar na posse de residentes, ser interna, o governo pode aumentar impostos, aplicar taxa sobre quem possui obrigações, reduzindo assim o valor a pagar, ou gerando receita para pagar. O governo pode ainda aplicar taxas sobre os activos estrangeiros dos residentes.
Outra vantagem evidente da dívida pública interna é o facto dos juros resultantes dessas obrigações não irem para o exterior, como na dívida externa, mantendo o dinheiro no país e o poder de compra.
Desvantagem da dívida pública é que a decisão do Governo de falhar internamente, é bastante impopular, pois quem vota é a população residente, e iriam castigar os governos por estas medidas impopulares. Outra desvantagem é a dívida interna ser insuficiente para cobrir a oferta.
No caso de a dívida estar na posse de elementos estrangeiros, os governos deixam de ter alternativas, pois não lhes podem aplicar impostos. Como os países precisam sempre do investimento do estrangeiro, precisam de manter a credibilidade de cumprimento para que lhes possam satisfazer sempre que necessitem as necessidades, a taxas de juro baixas, representando a confiança dos mercados no país.
É principalmente por estas alternativas no pagamento da dívida pública, e pelos contras sociais, que, quanto a mim, a dívida externa é o verdadeiro factor da crise nos países da União Monetária.